Disturbio Alimentar
A atenção que se deve ter é que existe um limite muito difícil de encontrar, entre o corpo saudável e os transtornos alimentares.
Os transtornos alimentares mais conhecidos são:
Anorexia – Compulsão por manter o peso abaixo do normal, muitas vezes não acreditando na imagem vista no espelho. O portador desta doença acredita, equivocadamente, que está acima do peso, por isso não se alimenta e usa de atitudes não saudáveis para manter o peso mínimo;
Bulimia – É uma transtorno alimentar que apresenta a compulsão alimentar (comer excessivamente), seguida de atitudes não saudáveis para perda de peso, como provocação de vômitos e uso de laxantes;
Vigorexia – É uma obsessão pela busca do “corpo perfeito” a qualquer custo, muitas vezes com rotinas exaustivas de exercícios físicos, algumas vezes com uso de anabolizantes. Acontece a supervalorização de pessoas que alcançaram este corpo desejado, bem como a desvalorização das pessoas que não atingem este “corpo perfeito”.
Os pais, parceiros, familiares e amigos devem estar muito atentos a esse limite entre o corpo saudável e os transtornos alimentares. Ao perceber qualquer suspeita de transtorno alimentar, deve-se buscar tratamento com um profissional da área de saúde mental como psicólogos e psiquiatras para uma avaliação detalhada seguida de tratamento adequado.