Será que eu tenho TRANSTORNO DE ANSIEDADE?

3

Se sentir aflito diante de algumas situações cotidianas pode se tornar comum para muitas pessoas. Você se sente assim com frequência? Se sim, continue lendo!

As situações em que a ansiedade nos assombra são até nas mais cotidianas, desde um banho até uma ida ao banco. Não se sabe ao certo por que algumas pessoas são mais propensas à ansiedade do que outras. Alguns fatores podem estar envolvidos nisso, como a genética, ambiente, forma de ver o mundo, comorbidades de outras doenças etc.

Para você, que não sabe se tem o transtorno ansioso podemos exemplificar: Está chegando o dia de seu aniversário e como a maioria você adora essa data, fica ansioso. Essa ansiedade faz com que você planeje, bolo, docinhos, convidados, horário e local. Assim essa ansiedade faz você agir! A ansiedade que experimentamos é próxima a uma expectativa, são pensamentos de que será uma data especial, de quem irá lembrar de você no dia e quem será o primeiro a parabenizá-la.

Já para uma pessoa com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), um aniversário pode trazer pensamentos como medo de que ninguém lembre-se da data e preocupação de que algumas coisas saiam do seu controle, ou seja, um Ansioso Generalizado é aquele que sente uma preocupação mais intensa e com frequência, muda seus próprios hábitos para evitar datas como essas, evita a “decepção” de algo que ainda não aconteceu e isso atrapalha seu cotidiano.

A ansiedade generalizada é aquela que afeta o bem estar emocional e físico, fazendo com que a pessoa mude seu comportamento e sua rotina e paralise suas ações devido ao medo de que algo dê errado.

Se identificou com a situação acima? Pode não ser um aniversário, pode ser até mesmo para sair em um dia comum de casa.

A psicoterapia com um psicólogo pode ajudar o paciente a entender os fatores do dia a dia que desencadeiam a ansiedade e diagnosticá-la como generalizada ou não.

Ser ansioso não significa que isso cause um mal ao paciente, mas a Ansiedade Generalizada que te faz mudar hábitos cotidianos e causa dificuldade em algumas ações, sim. Mantenha-se atento às suas emoções e que ações a causam, estar de bem com sua saúde mental é essencial para uma qualidade de vida.

Leia também